Quinta, 20 de Janeiro de 2022
24°

Poucas nuvens

Cabreúva - SP

Especiais HOMENAGEM

Uma vida dedicada aos cavalos

Ênio Monte, ícone da criação mundial de cavalo será homenageado em exposição internacional.

26/11/2021 às 19h38 Atualizada em 26/11/2021 às 21h02
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Imagens: Acervo pessoal Lourival Monte
Imagens: Acervo pessoal Lourival Monte

Um dos mais importantes criadores de cavalos do Brasil é considerado pioneiro pela comunidade equestre brasileira por incentivo do cavalo ao esporte no mundo.

A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) realizará nos dias 3, 4 e 5 de dezembro no centro Hípico de Tatuí-SP a 39° Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano (PSL), considerado o maior evento da raça na América Latina a qual fará uma homenagem póstuma a um dos maiores nomes da criação mundial onde o a homenagem será recepcionada por seu filho, Lourival Monte.

Dr. Ênio, junto com outros criadores de importantes instituições equestres foi fundador de três associações de raças, entre elas: Associação Brasileira do Cavalo de Hipismo (ABCCH); Associação Brasileira do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e a Associação Brasileira do Cavalo Andaluz (ABCA).

Ênio foi um dos principais criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (CPSL) no Brasil e no mundo, além de ser o pioneiro na introdução da raça no hipismo brasileiro e internacional.

Imagens: Acervo pessoal

Considerado um dos maiores incentivadores do cavalo no esporte, ele também foi fundador da Associação de Criadores de Cavalo Andaluz, que se dedicava ao stud book de cavalos lusitano e espanhol e na formação do andaluz brasileiro.

Formador do chamado Cavalo Andaluz Brasileiro, que tem como base as melhores éguas das raças Puro Sangue Lusitano, Pura Raça Espanhola e de algumas outras linhagens, com objetivo de produzir um animal completo para todas as modalidades de esportes hípicos. 

Imagens: Acervo pessoal Lourival Monte e Dr. Ênio Monte

Entre muitos campeões produziu também o cavalo “Aspen”, que projetou o Doda (Álvaro Affonso de Miranda Neto) no cenário internacional do hipismo levando-o a ganhar 2 medalhas Olímpica para o Brasil.

A história do ícone do cavalo vem sendo relembrada por fãs, admiradores e criadores da raça no brasil e no mundo.

Imagens: Acervo pessoal

Ênio Monte faleceu em janeiro de 2020 aos 91 anos de idade, tendo seu legado confirmado e consagrado na inserção do cavalo PSL no esporte internacional (olímpiadas).

 

Mais informações,

 

Assessoria de Comunicação

Patrícia Morais - MTB 0091854/SP

E-mail: [email protected]

11-93455-8808

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Patrícia Morais
Patrícia Morais
Sobre Jornalista/Repórter/MK Digital/Empresária/ Assessora de imprensa
Cabreúva - SP Atualizado às 08h50 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

Sex 30°C 19°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 32°C 20°C
Seg 32°C 21°C
Ter 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes