Domingo, 05 de Dezembro de 2021
16°

Poucas nuvens

Cabreúva - SP

Educação Educação

'Desconheço qualquer iniciativa do MEC escolher reitores', diz Ribeiro

Ministro da Educação foi convocado pela Câmara para prestar esclarecimentos sobre criação de novos institutos federais 

20/10/2021 às 10h45
Por: Redação Fonte: R7
Compartilhe:

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados convocou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para dar explicações sobre a criação de dez Ifes (Institutos Federais de Ensino Superior) e a atuação recente do governo na indicação dos reitores na manhã desta quarta-feira (20). 

"Desconheço qualquer iniciativa do MEC (Ministério da Educação) em escolher reitores", afirmou o ministro Milton Ribeiro em sua fala incial na Câmara.

Representantes do MEC explicaram a proposta apresentada aos institutos federais. "Abrimos um período para que as instituições demonstrassem interesse e no caso de São Paulo, por exemplo, que possui um instituto e haverá a reorganização em três unidades", explicou o ministro.

O MEC (Ministério da Educação) apresentou uma proposta a reitores de institutos de ensino federais no dia 30 de agosto com o objetivo de "criar" 10 novos institutos federais, a partir da divisão dos que já existem, sem aumentar o número de vagas ou de cursos oferecidos. Segundo o MEC, a intenção é melhorar a gestão das unidades cujos polos ficam distantes do prédio da reitoria.

Para o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) em alguns casos o reordenamento dos institutos poderiam ser interessantes como o caso de São Paulo, que possui uma reitoria para administrar 40 campi, mas questionou, na época, a questão orçamentária para isso.

Segundo informado pelo ministro na audiência da Câmara, após a consulta prévia, devem ser criados seis novos institutos, entre eles, São Paulo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e a inclusão do Instituto Benjamin Constant.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cabreúva - SP Atualizado às 05h38 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 31°

Seg 29°C 18°C
Ter 27°C 17°C
Qua 28°C 15°C
Qui 31°C 16°C
Sex 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes