Sábado, 28 de Maio de 2022
14°

Poucas nuvens

Cabreúva - SP

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto obriga empresas a contratar pessoal próprio para funções de segurança e vigilância

Proposta quer garantir profissionais alinhados com as políticas das organizações

22/03/2021 às 14h20 Atualizada em 22/03/2021 às 20h15
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Frota: empresas terceirizadas enxugam os salários, o que acaba causando sobrecarga de trabalho - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Frota: empresas terceirizadas enxugam os salários, o que acaba causando sobrecarga de trabalho - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 5492/20 obriga empresas públicas e privadas a contratarem quadro próprio de funcionários para atuar em serviços de segurança e vigilância. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta prevê que as empresas poderão dar preferência para contratação aos profissionais que já prestam esses serviços por meio de contratos de terceirização, desde que passem por treinamento para que se adequem às políticas adotadas pela empresa.

Autor do projeto, o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) entende que terceirizar serviços nem sempre é o melhor para a sociedade. "O cenário ideal é que todas as empresas tenham os profissionais em seus quadros para que prestem um serviço conforme suas respectivas políticas internas”, diz o deputado.

Ele acrescenta ainda que, em casos de abusos ou problemas com clientes ou outros funcionários, a empresa que é responsável pelo próprio funcionário de segurança ou vigilância poderá ser diretamente responsabilizada por culpa ou dolo, evitando a transferência de culpa a empresas terceirizadas.

"Sabemos ainda que as empresas terceirizadas vêm tendo uma política de diminuição de direitos e de enxugar os salários destes profissionais, o que acaba causando uma sobrecarga de trabalho”, conclui.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília - DF
Brasília - DF
Sobre o município Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.
Bastidores da Política
Bastidores da Política
Sobre Tudo sobre política.
Cabreúva - SP Atualizado às 07h49 - Fonte: ClimaTempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

Dom 28°C 14°C
Seg 23°C 17°C
Ter 22°C 16°C
Qua 25°C 15°C
Qui 29°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes